Este espaço está destinado as reflexões,interações e resinificações do meu saber no decorrer do Curso: Tecnologias e Novas Educações 2010.1, da UFBA / FACED, além de representar um instrumento de promoção de desenvolvimento de uma inteligencia coletiva.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Resignificando o que foi visto.
Ao estudar e discutir o tema: A práxis pedagógica frente à crise do conhecimento científico, pude perceber que assim como a ciência, a escola fazem parte da sociedade e de um sistema em que o seu contexto é historicamente construído.
Boa parte do que acontece na escola integram um sistema que se construiu ao longo dos tempos. Assim sendo, sociedade, tecnologia, cultura e ciência fazem parte de um conjunto determinado e determinante de toda uma estrutura social conseqüente de condições iniciais que sofreram transformações dando lugar a novas dimensões epistemológicas para as Ciências e a práxis pedagógica.
Segundo Celso Antunes é necessário para o professor se atualizar e contextualizar o seu tempo.
Não cabe ao professor ser o detentor do saber por que até mesmo a ciência hoje é questionada. Cabe ao mesmo, se apropriar de todas as benesses que as ciências e tecnologias podem oferecer para tornar a sua práxis mais eficiente, ou seja, ler, pensar problematizar, criar possibilidades, escrever - Virtualizar e Atualizar -.
Confira alguns links e vídeos interessantes que abordam o tema.
A crise...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário