quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

REDES SOCIAIS, "A BOLA DA VEZ".


Uma rede social pode ser definida como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.


Segundo a consultoria Nielsen Online, que mede o tráfego na web, o numero de minutos gastos por internautas em redes sociais subiu 83% em abril deste ano em relação ao mesmo mês em 2008.
O porta-voz da Nielsen, Jon Gibs, disse que a principal tendência tem sido a continua popularidade do Facebook, que tem mais de 200 milhões de usuários ativos e tem sido usada como canal de comunicação até mesmo pelo Papa Bento XVI e uma lista de outros líderes mundiais. O MySpace é a segunda rede social mais popular do mundo .Blogger, Tagged.com e Twitter.com vem em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente .(http://flammarion.wordpress.com/2009/06/05/tempo-gasto-em-redes-sociais-nos-eua-quase-dobra-em-um-ano/).


No dia a dia pode-se perceber a força dessas redes a partir de manifestações e opiniões difundidas pela internet como a Revolução do Pão de queijo que mobilizou inúmeras pessoas no Ciberespaço.


Raquel Recuero aborda esse tema em seu Livro Redes Sociais na Internet de forma clara, permitindo ao leitor uma melhor compreensão de uma série de conceitos que servem como base de entendimento do sistema complexo que são as redes sociais e como ocorre a sua difusão.
Orkut, MySpace, Sonico, Facebook, Ning, Badoo, Twitter, Formspring, Fotolog , Messenger, não importa qual, a verdade é que todas representam redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder tornando muitas vezes possível o que nos parecia impossível. Anônimos tornaram-se atores graças ao Orkut; artistas fizeram fama graças um perfil no Myspace...COMPARTILHAR, DISCUTIR, CRITICAR, DIFUNDIR, infinitas são as ações e possibilidades através do uso dessas redes que unem pessoas com perfis e ideologias diferentes e as usam de boa ou má fé. Assim sendo, fazer parte de uma dessas redes requer reflexões e cuidados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário