sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto de conclusão do Módulo 5

Este é o meu Projeto de Conclusão do Módulo 5, que foi desenvolvido com a colega Eliana Conceição de Souza.


Projeto: Conhecendo os perigos da Dengue

Introdução:
O desenvolvimento dos meios de transporte é o principal fator da troca de doenças entre países. Os microorganismos são conduzidos desta forma através de hospedeiros.
O Aedes aegypti, mosquito hospedeiro de quatro espécies diferentes causadores da dengue, é um exemplo. Viajando em ônibus, avião, navio, carro, elevador e outros meios de transporte onde antes não existiam.
Provavelmente, o Aedes aegypti, veio nas caravelas de Cristovão Colombo há 500 anos às Américas e, desta forma chegou ao Brasil.
O vírus da dengue circula no sangue das pessoas doentes. O mosquito fêmeo, por sua vez, pica as pessoas doentes e, infectando-se pica outras pessoas sadias infectando-as também.
Seus sintomas são febre alta e dor intensa no corpo. Quando há uma segunda infecção na mesma pessoa pode ser fatal e levar a morte pela manifestação hemorrágica.
A Dengue hoje se apresenta como um problema em diversas comunidades, fazendo inclusive vitima no meio escolar.
Alguns fatores contribuem para a disseminação do Aedes como: aumento de recipientes plásticos e materiais não biodegradáveis: diminuição dos predadores dos mosquitos (lagartixas, sapos, passarinhos e outros) e resistência dos insetos aos inseticidas.
Atualmente são espalhados agentes de saúde pelas cidades e localidades prestando serviços de conscientização da população sobre a importância das medidas de prevenção, mas, nós podemos fazer a nossa parte contribuindo para isso, mesmo não sendo um desses agentes.


Objetivos Gerais :
Promover o conhecimento da dengue como doença perigosa e transmissível, identificando as condições sanitárias associadas às suas ocorrências, as formas de contágio e a prevenção, assim como os sinais, sintomas e os cuidados básicos para a cura.



Objetivos Específicos :
· Informar a respeito da dengue e os seus perigos utilizando diversas tecnologias.
· Promover a conscientização nos alunos sobre o perigos da Dengue, visando transformá-los em agentes de combate a proliferação da doença.

Metodologia
1º Dia

Ação 1: Conversa informal, com o objetivo de levantar os conhecimentos da turma em relação ao assunto:
Quem já ouviu falar da Dengue?
O que é a Dengue?
Se conhece alguém ou se já foi vitima da Dengue?
Como se contamina ou acontece à transmissão?
De que forma souberam da doença?
Ação 2: Chamar atenção para a existência dos diversos meios de comunicação, ressaltando as tecnologias utilizadas para a informação e divulgação ao combate da Dengue. (Jornais, revistas, livros, rádios, Tvs, Computador através de sites que contém textos, vídeos, blogs, etc.) Falar para os alunos que eles assistirão após a conversa um vídeo sobre o assunto.
Ação 3: Apresentar de vídeo sobre a Dengue
Pedir aos alunas que façam silêncio, evitem conversas e tenham atenção para as informações a que terão acesso através do quem irão assistir. Ligar a Tv para que assistam o vídeo retirado do Youtube :





XÔ DENGUE



Ação 4: Comentários a respeito da temática do vídeo.
Ao término do vídeo a professora iniciará uma conversa informal incentivando para que os alunos façam as suas colocações e comentários sobre o que aprenderam e acharam interessante durante sobre a Dengue.
2º Dia
Ação 1:
Conversar com os alunos que irão ao laboratório de informática para dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente. Orientar para que utilizem os computadores em duplas para realização de pesquisa na internet sobre a Dengue com o objetivo de fazer novas descobertas através dos sites listados abaixo:
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/297/dengue



http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue



http://www.acampe.com.br/acampe/dengue/



http://www.combateadengue.com.br/



http://www.foradengue.com.br/



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920



http://www.edukbr.com.br/mochila/quiosque_conteudo.asp?Id_Quiosque=30



www.edukbr.com.br/mochila/DENGUE1.pps



http://www.combateadengue.com.br/






Ação 2: Solicitar para que as crianças façam uma síntese da temática ressaltando os seguintes itens:
· O que é a dengue.
· Como ocorre a contaminação.
· Quais os sintomas da doença.
· Qual a maneira de combate e prevenção da Dengue.
Ação 3 : Após a conclusão da tarefa, que será a todo instante orientada pela professora, será feita a impressão das produções dos alunos.

3º Dia
Ação 1: Arrumar a sala em semi-circulo para os alunos ler para a turma as novas descobertas feitas sobre a doença, que será listada no quadro, tendo o (a) professor (a) como escriba.
Ação 2: A professora irá explicar aos alunos que darão continuidade ao trabalho em grupos , com a finalidade de criarem matérias para conclusão do trabalho que será um mini-seminário onde eles apresentarão a outras turmas o que aprenderam sobre a temática..
Ação 3: Dividir a turma em grupos, da seguinte forma:
· 1º grupo: Conceito: Os alunos deverão criar matérias e métodos de apresentação dos conceitos sobre a Dengue.
· 2º grupo: Contágio e Proliferação: Os alunos deverão criar matérias e métodos de apresentação dos para informar como ocorre o contágio e transmissão da doença.
· 3º grupo: Combate e prevenção.Neste grupo as crianças informarão sobre as diversas maneiras par se prevenir e combater a Dengue.
Observação: Explicar para os grupos o desenvolvimento da tarefa, pedindo para que tragam na próxima aula todo o material necessário para a confecção dos cartazes informativos, exemplo: (fotos, desenhos, recortes de jornais, textos, frases, panfletos,etc.)
4º Dia
Ação 1:
Arrumação da classe em grupos determinados na aula anterior.
Ação 2: Confecção dos cartazes com sínteses e ilustração do assunto, panfletos, faixas, informativos, para exposição e socialização no ambiente escolar.
Ação 3: O (A) professor (a) irá fotografar todos os passos do trabalho que irão fazer parte da exposição (Culminância).

5º Dia
Culminância:
Ação 1:
Em sala os alunos se arrumarão com ajuda e orientação da Professora.
Ação 2: Apresentação de um mini-seminário com exposição de fotos, cartazes, faixas, panfletos, etc. Onde cada turma será responsável por receber e informar aos visitantes a respeito do tema Dengue.


Recursos:
DVD, data show, TV, computador, Internet, impressora, livros didáticos, lápis, borracha, canetas coloridas, piloto, tesouras, cola, papel oficio, cartolina, papel metro branco e pardo, jornais, revistas, jornais, textos, máquina fotográfica.

Referências:
Internet;
Livros utilizados;
Jornais;
Revista Super Interessante e outras.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário