segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Módulo 3 Sujeito na contemporaneidade

Nesta etapa do curso discutimos as questões que envolvem o "Sujeito na contemporaneidade".
Contamos com a presença de convidados como Silvana Goellner e Malú Fontes que ilustraram brilhantemente o assunto.
Tivemos aulas bastante interessantes e interativas com Edvaldo Couto e a Professora Irenildes Teixeira (momentos deliciosos).
Fizemos a Leitura, entre outros materiais, do Livro Corpos Mutantes, e abaixo seguem os meus comentários referentes aos artigos.











sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto de conclusão do Módulo 5

Este é o meu Projeto de Conclusão do Módulo 5, que foi desenvolvido com a colega Eliana Conceição de Souza.


Projeto: Conhecendo os perigos da Dengue

Introdução:
O desenvolvimento dos meios de transporte é o principal fator da troca de doenças entre países. Os microorganismos são conduzidos desta forma através de hospedeiros.
O Aedes aegypti, mosquito hospedeiro de quatro espécies diferentes causadores da dengue, é um exemplo. Viajando em ônibus, avião, navio, carro, elevador e outros meios de transporte onde antes não existiam.
Provavelmente, o Aedes aegypti, veio nas caravelas de Cristovão Colombo há 500 anos às Américas e, desta forma chegou ao Brasil.
O vírus da dengue circula no sangue das pessoas doentes. O mosquito fêmeo, por sua vez, pica as pessoas doentes e, infectando-se pica outras pessoas sadias infectando-as também.
Seus sintomas são febre alta e dor intensa no corpo. Quando há uma segunda infecção na mesma pessoa pode ser fatal e levar a morte pela manifestação hemorrágica.
A Dengue hoje se apresenta como um problema em diversas comunidades, fazendo inclusive vitima no meio escolar.
Alguns fatores contribuem para a disseminação do Aedes como: aumento de recipientes plásticos e materiais não biodegradáveis: diminuição dos predadores dos mosquitos (lagartixas, sapos, passarinhos e outros) e resistência dos insetos aos inseticidas.
Atualmente são espalhados agentes de saúde pelas cidades e localidades prestando serviços de conscientização da população sobre a importância das medidas de prevenção, mas, nós podemos fazer a nossa parte contribuindo para isso, mesmo não sendo um desses agentes.


Objetivos Gerais :
Promover o conhecimento da dengue como doença perigosa e transmissível, identificando as condições sanitárias associadas às suas ocorrências, as formas de contágio e a prevenção, assim como os sinais, sintomas e os cuidados básicos para a cura.



Objetivos Específicos :
· Informar a respeito da dengue e os seus perigos utilizando diversas tecnologias.
· Promover a conscientização nos alunos sobre o perigos da Dengue, visando transformá-los em agentes de combate a proliferação da doença.

Metodologia
1º Dia

Ação 1: Conversa informal, com o objetivo de levantar os conhecimentos da turma em relação ao assunto:
Quem já ouviu falar da Dengue?
O que é a Dengue?
Se conhece alguém ou se já foi vitima da Dengue?
Como se contamina ou acontece à transmissão?
De que forma souberam da doença?
Ação 2: Chamar atenção para a existência dos diversos meios de comunicação, ressaltando as tecnologias utilizadas para a informação e divulgação ao combate da Dengue. (Jornais, revistas, livros, rádios, Tvs, Computador através de sites que contém textos, vídeos, blogs, etc.) Falar para os alunos que eles assistirão após a conversa um vídeo sobre o assunto.
Ação 3: Apresentar de vídeo sobre a Dengue
Pedir aos alunas que façam silêncio, evitem conversas e tenham atenção para as informações a que terão acesso através do quem irão assistir. Ligar a Tv para que assistam o vídeo retirado do Youtube :





XÔ DENGUE



Ação 4: Comentários a respeito da temática do vídeo.
Ao término do vídeo a professora iniciará uma conversa informal incentivando para que os alunos façam as suas colocações e comentários sobre o que aprenderam e acharam interessante durante sobre a Dengue.
2º Dia
Ação 1:
Conversar com os alunos que irão ao laboratório de informática para dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente. Orientar para que utilizem os computadores em duplas para realização de pesquisa na internet sobre a Dengue com o objetivo de fazer novas descobertas através dos sites listados abaixo:
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/297/dengue



http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue



http://www.acampe.com.br/acampe/dengue/



http://www.combateadengue.com.br/



http://www.foradengue.com.br/



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920



http://www.edukbr.com.br/mochila/quiosque_conteudo.asp?Id_Quiosque=30



www.edukbr.com.br/mochila/DENGUE1.pps



http://www.combateadengue.com.br/






Ação 2: Solicitar para que as crianças façam uma síntese da temática ressaltando os seguintes itens:
· O que é a dengue.
· Como ocorre a contaminação.
· Quais os sintomas da doença.
· Qual a maneira de combate e prevenção da Dengue.
Ação 3 : Após a conclusão da tarefa, que será a todo instante orientada pela professora, será feita a impressão das produções dos alunos.

3º Dia
Ação 1: Arrumar a sala em semi-circulo para os alunos ler para a turma as novas descobertas feitas sobre a doença, que será listada no quadro, tendo o (a) professor (a) como escriba.
Ação 2: A professora irá explicar aos alunos que darão continuidade ao trabalho em grupos , com a finalidade de criarem matérias para conclusão do trabalho que será um mini-seminário onde eles apresentarão a outras turmas o que aprenderam sobre a temática..
Ação 3: Dividir a turma em grupos, da seguinte forma:
· 1º grupo: Conceito: Os alunos deverão criar matérias e métodos de apresentação dos conceitos sobre a Dengue.
· 2º grupo: Contágio e Proliferação: Os alunos deverão criar matérias e métodos de apresentação dos para informar como ocorre o contágio e transmissão da doença.
· 3º grupo: Combate e prevenção.Neste grupo as crianças informarão sobre as diversas maneiras par se prevenir e combater a Dengue.
Observação: Explicar para os grupos o desenvolvimento da tarefa, pedindo para que tragam na próxima aula todo o material necessário para a confecção dos cartazes informativos, exemplo: (fotos, desenhos, recortes de jornais, textos, frases, panfletos,etc.)
4º Dia
Ação 1:
Arrumação da classe em grupos determinados na aula anterior.
Ação 2: Confecção dos cartazes com sínteses e ilustração do assunto, panfletos, faixas, informativos, para exposição e socialização no ambiente escolar.
Ação 3: O (A) professor (a) irá fotografar todos os passos do trabalho que irão fazer parte da exposição (Culminância).

5º Dia
Culminância:
Ação 1:
Em sala os alunos se arrumarão com ajuda e orientação da Professora.
Ação 2: Apresentação de um mini-seminário com exposição de fotos, cartazes, faixas, panfletos, etc. Onde cada turma será responsável por receber e informar aos visitantes a respeito do tema Dengue.


Recursos:
DVD, data show, TV, computador, Internet, impressora, livros didáticos, lápis, borracha, canetas coloridas, piloto, tesouras, cola, papel oficio, cartolina, papel metro branco e pardo, jornais, revistas, jornais, textos, máquina fotográfica.

Referências:
Internet;
Livros utilizados;
Jornais;
Revista Super Interessante e outras.

















quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Muito Bacana!
É minha definição para o encontro dos dias 30 e 31/07 com a Professora Edméa Santos.
O conteúdo abordado, recursos utilizados, as colocações e discussões do grupo, tudo me levou a refletir mais uma vez sobre a responsabilidade que temos enquanto educadores.
A necessidade de planejarmos minuciosamente o conteúdo a ser trabalhado em classe e de se ter domínio, além do conteúdo programado, é evidente diante da quantidade e facilidade de acesso à informação que faz parte desta contemporaneidade.
Correr atrás!
É meu objetivo e sugestão para aqueles que estão em “... seu apartamento ,com a boca aberta, esperando a morte chegar...”
Correr, atrás de novos conceitos; novas metodologias; novos horizontes...Necessários diante da constatação de que mudou a forma de como se percebe e analisa o mundo.

Dayse Lucy da Cruz Leal Lemos.




Salvador, 01 de agosto de 2010.





Segue abaixo algumas sugestões de sites interessantes para o trabalho doscente.




O uso do blog na prática pedagógica apresenta-se como valiosa ferramenta, em grande parte por seu poder de interatividade, que permite o contato de pensamentos e opiniões entre autor e leitor do blog, além da presença contínua de links, dentre outras coisas.


Segundo Wagner Antônio Júnior em reportagem: O melhor do computador. Revista Nova Escola
Edição 215 - 09/2008

"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares.”

Agora veja através do link sete motivos para o professor criar um Blog.




E você! Já tem o seu Blog?










Refletindo o que foi visto.

Após palestra do Professor Nelson Pretto, encontro com a Professora Maristela Midlej e leitura de materiais sugeridos para nossa reflexão e construção de novos conceitos, ficou reforçada a minha visão de que vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde a interatividade é totalmente presente, possível e necessária.
Apesar disso, a Educação continua sendo pensada e planejada dissociada de tudo que lhe é inerente.
Professores, Unidade Escolar, Alunos e Família parecem ser os únicos elementos necessários à educação e formação do indivíduo. A eles são atribuídos os sucessos e insucesso deste contexto.
As Diferenças, a Saúde, Habitação, Alimentação, Lazer, etc., são elementos tratados dissociados da Educação.
Quem sabe essa não é a grande causa do insucesso que se tem hoje!
Diante disso penso que a Educação tem que ser tratada e pensada de forma mais ampla e articulada a todos os itens que lhe são relevantes, para que com isso, os governantes tomem medidas plausíveis para esse problema, que aflige de forma direta e ou indireta cada um de nós, Brasileiros.


Dayse Lucy da Cruz Leal Lemos.

Salvador, 20 de Junho de 2010.



Este vídeo me emocionou profundamente por representar com excelência a interatividade e globalização que faz parte dos nossos dias.








Por falar em interação...





Você sabia que o Blog hoje, é concebido como um dos ícones da interatividade?


sábado, 7 de agosto de 2010

Uso do Vídeo.





Este viodeo foi uma realização em parceria com as colegas Lívia e Ana Paula como atividade desenvolvida no decorrer do Módulo 5,em aula da Professora e Orientadora Rosane Vieira, após discutirmos o tema: A Experiência Videografica na sua Dimensão Formativa de Produção e Reprodução.
Experiência muito gostosa!!!!!